ATIVIDADES PET EDUCAÇÃO – UFCG EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL -2020



UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA
GRANDE-UFCG
                        PRÓ REITORIA DE ENSINO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PET-EDUCAÇÃO-CONEXÃO DE SABERES – UFCG
TUTORA: JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO


                             ATIVIDADES PET EDUCAÇÃO – UFCG EM TEMPOS DE        ISOLAMENTO SOCIAL -2020
1. APRESENTAÇÃO
     Considerando planejamento anual de atividades, para o ano de 2020, que envolvem ensino, pesquisa e extensão, em decorrência do isolamento social devido a pandemia do COVID-19 e da interrupção das atividades da UFCG, em 18 de março, foi necessária uma reorganização das atividades que o PET –Educação-Conexão de Saberes. De forma geral, os procedimentos empregados na execução do planejamento 2020 foram readaptados tais como: reuniões administrativas para planejamento, formação discente sobre questões étnicas: povos indígenas no Brasil e notadamente na Paraíba, auto-avaliação e avaliação coletiva dos trabalhos, atividades de ensino e de pesquisa.
2. ATIVIDADES MANTIDAS 
2.1. Reuniões e formações docentes e discentes sobre a Temática Indígena - Povo Potiguara
Desde o dia 18 de março estamos desenvolvendo de forma virtual discussões sobre temas relacionados as questões indígenas nos aspectos étnicos, políticos, educacionais, culturais e ambientais. O objetivo está sendo compreender a questão indígena no Brasil e especificamente na Paraíba, possibilitando o desenvolvimento qualitativo das atividades propostas no âmbito do Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Educação Ambiental e o Povo Indígena Potiguara, Paraíba.
2.2 Reuniões Administrativas 
As reuniões continuam sendo feitas semanalmente  com a mesma dinâmica, no entanto virtualmente através de ferramentas como: vídeo-conferência, Grupo Pet Educação e-mail e whatsapp.
2.3 Iniciação Científica e TCC
Os petianos continuam desenvolvendo suas pesquisas individuais, juntamente com seus orientadores e estão sendo acompanhados pela tutora, através de continua avaliação e acompanhamento. 

2.4 .CICLO DE DEBATES E FORMAÇÃO SOBRE ENSINO, PATRIMÔNIO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS- DIREITOS ÉTNICOS
Desde fevereiro e após a portaria da UFCG de isolamento social estamos desenvolvendo leituras, fichamentos e atividades de discussões acerca da educação patrimonial e suas interfaces com teorias e conceitos sobre ensino, patrimônio cultural, direitos humanos  direitos étnicos e ambientais indígenas enquanto conexões de saberes, possibilitando o crescimento intelectual dos petianos e petianas sobre as temáticas em destaque. A partir da primeira semana de isolamento social nossas atividades ocorrem virtualmente.


3. ATIVIDADES REPLANEJADAS

3.1 Ensino, saberes e tradição: elementos a compartilhar nas escolas indígenas da Baia da Traição, Povo Potiguara

O projeto que parte deveria ser presencial nas escolas indígenas Potiguara, tivemos que readaptar e inicialmente realizar um levantamento das práticas tradicionais Potiguara relacionadas à identidade étnica  e ambientais nos conteúdos curriculares através de bibliografia especializada regional e serão realizadas  entrevistas online com a Presidente da Organização dos Professores Indígenas Potiguara, Professa Sônia Barbalho, visando à elaboração de material didático bilíngue, específico e diferenciado para o auxílio das práticas pedagógicas na sala de aula, na formação de professores, do currículo para o Ensino Fundamental com ênfase nas séries iniciais.

Faremos de forma virtual  levantamento do número de escolas, professores e estudantes indígenas no município da Bahia da Traição, assim como as dificuldades estruturais e pedagógicas das escolas públicas indígenas realizando entrevistas com a Secretária de Educação da Baia da Traição, Presidente da OPIP, Sônia Barbalho e professores (as)indígenas sempre virtualmente. 

A pesquisa continuará seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da etnohistória, valorizando as sociedades onde predomina o saber que se dá oralmente, com distintos modos de institucionalização da memória. A etnohistória é desenvolvida a partir da valorização da tradição oral e da memória coletiva, indo além das fontes escritas. Nesse sentido se utilizará a metodologia de História Oral através de entrevistas virtuais agendadas previamente.
3.2 Minicursos de Aprofundamento 
Os minicursos de aprofundamento continuam sendo ofertados de forma EAD.
Todos os petianos estão cursando Formação de Mediadores de educação para Patrimônio, com Carga Horária de 160h, dividid0 em 12 módulos. O curso EAD é realizado com apoio do Instituto de Patrimônio Artístico Cultural (Regional Paraíba) que há quatro anos vem trabalhando de forma colaborativa com a Tutora Juciene Ricarte Apolinário. Mas também a realização do citado curso tem o apoio da Fundação Demócrito Rocha.

3.3 Colóquios sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial que antes era presencial serão realizados de forma virtual e serão aberto para toda a comunidades acadêmica da UFCG e sociedade em geral.
4. ATIVIDADES SUSPENSAS 

4.1 Pesquisas de campo nas escolas indígenas Potiguara;

4.2 Oficinas presenciais realizadas na Baia da Traição para professores indígenas criarem jogos educativos enquanto materiais pedagógicos

4.3. Reuniões administrativas presenciais.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Diante do cenário imposto pela pandemia do Covid19, o PET-Educação-Conexão de Saberes vem mantendo um esforço permanente, e possível,pois em tempos de isolamento social, doenças e mortes contínuas estão todos aflitos e angustiados.
Mesmo assim, todos são conscientes que este é um momento histórico e as atividades não podem parar por este motivo desde o início nos readaptamos ao contexto de pandemia realizando atividades remotas. Mesmo com toda a adversidade que nos cerca, pretende-se objetivam adiantar os trabalhos de produção de materiais didáticos e museológicos impressos e digitais: cartilhas, jogos educativos e objetos digitais com temas vinculados a história, memória e práticas culturais-ambientais do povo indígena Potiguara. O material didático será aplicado nas escolas indígenas Potiguara pós-pandemia, assim como a projeção, organização e implantação do Museu Digital Indígena Potiguara em parceria com o PET-Computação.




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