ATIVIDADES PET EDUCAÇÃO – UFCG EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL -2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA
GRANDE-UFCG
GRANDE-UFCG
PRÓ REITORIA DE ENSINO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PET-EDUCAÇÃO-CONEXÃO DE SABERES – UFCG
TUTORA: JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
ATIVIDADES PET EDUCAÇÃO – UFCG EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL -2020
ATIVIDADES PET EDUCAÇÃO – UFCG EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL -2020
1. APRESENTAÇÃO
Considerando planejamento anual de
atividades, para o ano de 2020, que envolvem ensino, pesquisa e extensão,
em decorrência do isolamento social devido a pandemia do COVID-19 e da
interrupção das atividades da UFCG, em 18 de março, foi necessária uma
reorganização das atividades que o PET –Educação-Conexão de Saberes. De
forma geral, os procedimentos empregados na execução do planejamento 2020 foram
readaptados tais como: reuniões administrativas para planejamento, formação
discente sobre questões étnicas: povos indígenas no Brasil e notadamente na
Paraíba, auto-avaliação e avaliação coletiva dos trabalhos, atividades de
ensino e de pesquisa.
2. ATIVIDADES MANTIDAS
2.1.
Reuniões e formações docentes e discentes sobre a Temática Indígena - Povo
Potiguara
Desde o dia 18 de março estamos
desenvolvendo de forma virtual discussões sobre temas relacionados as questões
indígenas nos aspectos étnicos, políticos, educacionais, culturais e
ambientais. O objetivo está sendo compreender a questão indígena no Brasil e
especificamente na Paraíba, possibilitando o desenvolvimento qualitativo das
atividades propostas no âmbito do Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial,
Educação Ambiental e o Povo Indígena Potiguara, Paraíba.
2.2
Reuniões Administrativas
As
reuniões continuam sendo feitas semanalmente com a mesma dinâmica, no entanto virtualmente
através de ferramentas como: vídeo-conferência, Grupo Pet Educação e-mail e
whatsapp.
2.3
Iniciação Científica e TCC
Os
petianos continuam desenvolvendo suas pesquisas individuais,
juntamente com seus orientadores e estão sendo acompanhados pela tutora,
através de continua avaliação e acompanhamento.
2.4 .CICLO DE DEBATES E
FORMAÇÃO SOBRE ENSINO, PATRIMÔNIO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS- DIREITOS ÉTNICOS
Desde fevereiro e após a portaria
da UFCG de isolamento social estamos desenvolvendo leituras, fichamentos e atividades
de discussões acerca da educação patrimonial e suas interfaces com teorias e
conceitos sobre ensino, patrimônio cultural, direitos humanos direitos étnicos e ambientais indígenas
enquanto conexões de saberes, possibilitando o crescimento intelectual dos
petianos e petianas sobre as temáticas em destaque. A partir da primeira semana
de isolamento social nossas atividades ocorrem virtualmente.
3. ATIVIDADES REPLANEJADAS
3.1 Ensino,
saberes e tradição: elementos a compartilhar nas escolas indígenas da Baia da
Traição, Povo Potiguara
O projeto que
parte deveria ser presencial nas escolas indígenas Potiguara, tivemos que
readaptar e inicialmente realizar um levantamento das práticas tradicionais
Potiguara relacionadas à identidade étnica
e ambientais nos conteúdos curriculares através de bibliografia
especializada regional e serão realizadas entrevistas online com a Presidente da
Organização dos Professores Indígenas Potiguara, Professa Sônia Barbalho,
visando à elaboração de material didático bilíngue, específico e diferenciado
para o auxílio das práticas pedagógicas na sala de aula, na formação de
professores, do currículo para o Ensino Fundamental com ênfase nas séries
iniciais.
Faremos de forma
virtual levantamento do número de
escolas, professores e estudantes indígenas no município da Bahia da Traição,
assim como as dificuldades estruturais e pedagógicas das escolas públicas
indígenas realizando entrevistas com a Secretária de Educação da Baia da
Traição, Presidente da OPIP, Sônia Barbalho e professores (as)indígenas sempre
virtualmente.
A pesquisa continuará
seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da etnohistória, valorizando
as sociedades onde predomina o saber que se dá oralmente, com distintos modos
de institucionalização da memória. A etnohistória é desenvolvida a partir da
valorização da tradição oral e da memória coletiva, indo além das fontes
escritas. Nesse sentido se utilizará a metodologia de História Oral através de
entrevistas virtuais agendadas previamente.
3.2 Minicursos de Aprofundamento
Os minicursos de aprofundamento continuam sendo ofertados
de forma EAD.
Todos
os petianos estão cursando Formação de Mediadores de educação para Patrimônio,
com Carga Horária de 160h, dividid0 em 12 módulos. O curso EAD é realizado com
apoio do Instituto de Patrimônio Artístico Cultural (Regional Paraíba) que há
quatro anos vem trabalhando de forma colaborativa com a Tutora Juciene Ricarte
Apolinário. Mas também a realização do citado curso tem o apoio da Fundação
Demócrito Rocha.
3.3
Colóquios sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial que antes era presencial serão realizados de
forma virtual e serão aberto para toda a comunidades acadêmica da UFCG e
sociedade em geral.
4.
ATIVIDADES SUSPENSAS
4.1 Pesquisas
de campo nas escolas indígenas Potiguara;
4.2
Oficinas presenciais realizadas na Baia da Traição para professores indígenas
criarem jogos educativos enquanto materiais pedagógicos
4.3.
Reuniões administrativas presenciais.
5.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante
do cenário imposto pela pandemia do Covid19, o PET-Educação-Conexão de
Saberes vem mantendo um esforço permanente, e possível,pois em tempos de
isolamento social, doenças e mortes contínuas estão todos aflitos e
angustiados.
Mesmo assim, todos são conscientes que este é um
momento histórico e as atividades não podem parar por este motivo desde o
início nos readaptamos ao contexto de pandemia realizando atividades remotas.
Mesmo com toda a adversidade que nos cerca, pretende-se objetivam adiantar os
trabalhos de produção de materiais didáticos e museológicos impressos e
digitais: cartilhas, jogos educativos e objetos digitais com temas vinculados a
história, memória e práticas culturais-ambientais do povo indígena Potiguara. O
material didático será aplicado nas escolas indígenas Potiguara pós-pandemia,
assim como a projeção, organização e implantação do Museu Digital Indígena
Potiguara em parceria com o PET-Computação.
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