Apresentação do PET Educação-Conexão dos Saberes - UFCG



1. APRESENTAÇÃO

O PET EDUCAÇÃO CONEXÃO DE SABERES surgiu em Dez de Dezembro de 2010 e foi criado pela Professora KEILA QUEIROZ E SILVA  por meio do Edital MEC/Sesu n. 09 de 2010.
Esse edital ampliou a concepção de tutoria, que até então era uma experiência de um único curso de graduação na UFCG. A interdisciplinaridade entre os petianos e a valorização do ensino, pesquisa e extensão são as marcas do nosso PET, sendo este formado por alunos integrantes dos corpos discentes dos cursos das licenciaturas em história, geografia, letras e pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - PB - Campus Sede.
O público alvo atendido pelas ações de extensão do nosso PET foi focado nas comunidades populares urbanas, direcionado aos bairros periféricos de Campina Grande, visando aplicar atividades baseadas na Educação Patrimonial Popular.
Vale lembrar que inicialmente o PET Educação Conexão de Saberes também desenvolvia a proposta da Educação Intergeracional, fazendo uma parceria entre o PIATI e o PET.
Atualmente, sob a tutoria da professora Dra. Juciene Ricarte Apolinário, o PET-Educação – Conexão de saberes: conta com a participação de 12 bolsistas e dois colaboradores distribuídos entre os cursos de História, Pedagogia, Letras e Geografia.

2. OBJETIVO GERAL DO PET-EDUCAÇÃO-CONEXÃO DE SABERES

      O PET Educação: conexão de saberes objetiva trabalhar com Educação Patrimonial e história local colocando os petianos em contato com as populações periféricas dos bairros campinenses, valorizando as fontes orais, mais especificamente, os narradores das comunidades populares, que são os protagonistas e guardiões das memórias e histórias locais. Reconhecemos nestes, o patrimônio vivo de seus bairros e na experiência de contar histórias, um caminho para o fortalecimento das identidades locais dos moradores de outras gerações.  Realiza-se, portanto, rodas de conversas com os moradores antigos da cidade em praças e nas escolas, de modo a apresentar para crianças e jovens citadinos as memórias de seu bairro e de sua cidade, tendo o passado como referência na construção de suas identidades.
     No ano de 2019, sob a tutoria de professora Dra. Juciene Ricarte Apolinário, foram realizadas atividades nas escolas de Campina Grande, entre elas, a  Escola Municipal  Dr. Chateaubriand, e na E.E.E. F. Antônio Vicente.
 
3. METODOLOGIA

    Inicialmente, os petianos realizam leituras bibliográficas. Em seguida, realizam leituras dos documentos  sobre Lei e Diretrises e Bases da Educação no Brasil  e Documentos sobre Patrimônio Cultural – Material e Imaterial.  

3.1. Metodologia da Educação Patrimonia pró Bairro de José Pinheiro:
1.Formação  dos petianos através de oficinas;
2.Observação;
3.Levantamento dos bens culturais do bairro de  José Pinheiro;
4.Registro dos bens;
5.Visitas as escolas públicas.

4. RESULTADOS  E IMPACTOS 
  1. Alunos e alunas do ensino fundamental no Bairro de José Pinheiro: vem construindo uma percepção acerca do patrimônio cultural comunitário, material e imaterial, despertando para sentimentos de pertença e identidade;
  2. Petianos e petianas: vem desenvolvendo habilidades na criação de jogos educativos que servem como instrumentos lúdicos para a qualidade e eficiência do processo ensino-aprendizagem da Educação Patrimonial nas escolas;
  3. Valoriza-se lugares de memória  que são referências indentitárias para os indivíduos;
  4. Projeto de Educação Patrimonial: vem construindo a consciência patrimonial entre petianos e moradores do Bairro de José Pinheiro realizando conexões com o passado histórico da vida da população local e devem torná-los agentes de preservação dos bens locais tangíveis e intangíveis.






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